Dentistas 24 horas

a importância dos alimentos sólidos para a saúde bucal das crianças


Além de ser uma necessidade nutricional, a introdução de alimentos sólidos a partir dos 6 meses de idade faz muito bem para a saúde bucal das crianças e o seu desenvolvimento.

O ideal é que os alimentos sejam introduzidos aos poucos, primeiro em forma de papinha e depois em pequenos pedaços macios, para que elas sintam as diversas texturas e sabores, e possam aprender a realizar todos os movimentos faciais necessários para uma mastigação correta.

A introdução desses alimentos nessa fase também é de extrema importância, pois é quando os hábitos alimentares das crianças estão sendo formados. Então, oferecer alimentos de alto valor nutritivo como frutas, verduras e legumes é essencial nessa fase.

Não é necessário que os primeiros dentes tenham nascido para que as papinhas com pedaços sejam incorporadas à alimentação dos pequenos, pois esses pedaços (desde que não sejam duros e provoquem engasgamentos) são capazes de massagear a gengiva e ser partidos por ela, estimulando cada vez mais a boca da criança.

Também é recomendado que a partir dos 9 meses, a criança já seja incentivada a se servir. Para isso, o adulto pode deixar uma colher com a criança, para que ela vá tentando pegar os alimentos, enquanto ele também vai a alimentando com outra colher.

Esses hábitos podem ajudar muito no desenvolvimento da criança, mas é sempre bom lembrar que cada pessoa tem o seu ritmo, então os pais devem saber respeitar o tempo de evolução da criança.

Compartilhar

(31) 3657-0600  /  3586-0900