medo de dentista? saiba o que fazer.

O medo de dentista é um mal que aflige grande parte da população, são poucas as pessoas que conseguem ir ao consultório sem sentir ansiedade. Este medo de dentista pode se manifestar de forma moderada ou intensa, se classificando como Odontofobia.

São muitas as causas que originam o medo de dentista, em alguns casos mais graves o paciente pode chegar a parar de frequentar o consultório. Este afastamento acarreta em danos visíveis à saúde bucal. A incidência de problemas bucais naqueles que sofrem com o medo de dentista são maiores, e, devido ao afastamento, tendem a se agravar, tornando os tratamentos mais complexos.

Vamos a algumas dicas para enfrentar o medo de dentista?

• Encontre um dentista qualificado que lhe transmita confiança. Também é importante manter com ele uma conversa franca para esclarecer suas dúvidas e inseguranças;
  • Tente identificar o que lhe causa o medo: a luz, o barulho, etc. Dependendo da origem, atitudes pontuais podem solucionar o problema como fones de ouvido, tapa olho, entre outros;
  • Não agende a consulta com muita antecedência e escolha uma data que você não tenha muitos compromissos;
  • Procure uma clínica que ofereça um ambiente agradável, técnicas de relaxamento e se preocupe com seu bem-estar.

A visita regular ao dentista é essencial para manter a boa saúde bucal e física, além dos impactos positivos nas questões de confiança, estética e autoestima. Também é importante frisar que a periodicidade evita que possíveis problemas se agravem, exigindo tratamentos mais complicados.