Dentistas 24 horas

qual o mais indicado: fio ou fita dental?

 

O fio e a fita dental são meios adicionais de limpeza utilizados para higienizar a região interproximal (entre os dentes) e a região do sulco gengival (porção de gengiva mais próxima da coroa dos dentes).  Essas regiões só podem ser limpas com o uso desses dispositivos, pois a escova não tem acesso a nenhum nesses locais. Em espaços interdentais mais largos, a escova interdental pode auxiliar também. No entanto, somente o fio dental alcança o sulco gengival. É muito comum nós nos perguntarmos qual o melhor ou o mais indicado: fio ou fita dental? Quanto à capacidade de remoção de placa bacteriana e resíduos de alimentos, não há diferença entre os dois. A diferença é o tamanho. O fio normalmente é mais fino e estreito e a fita é mais larga.

O fio dental, pelo fato de ser mais fino, facilita o uso em áreas de dentes apinhados (mal posicionados) ou em regiões onde o contato entre os dentes é muito estreito. Já a fita, por ser mais larga, pode ser usada em espaços interdentais mais amplos.

Para determinar qual dos dois deve ser usado, o paciente deve analisar qual o dispositivo que melhor lhe convém. Desta forma, ele deve escolher o que lhe é mais confortável e agradável.

É importante que o fio ou fita dental sejam usados todos os dias, de preferência em todas as escovações.

Compartilhar

(31) 3657-0600  /  3586-0900