Dentistas 24 horas

cárie de mamadeira. o que é e como prevenir?


A cárie de mamadeira é um tipo de cárie que evolui rapidamente e possui esse nome porque costuma ser causada pelo hábito de a criança mamar e ir dormir sem escovar os dentes.

Mesmo que a criança só ingira o leite materno, esse hábito também pode provocar o aparecimento de lesões de cárie, já que o líquido também contém açúcar (lactose) em sua composição, embora, o maior vilão da cárie seja a sacarose.

A cárie de mamadeira costuma surgir como uma faixa ou mancha branca no dente e logo evolui para uma cor marrom ou amarelada, causando muita sensibilidade e dor no local. Este tipo de cárie progride tão rapidamente, que os pais costumam dizer que os dentes começaram a se esfarelar. Alguns até creem que os dentes já nasceram com buracos, apesar de não ser isso que ocorre.

É preciso ter cuidado igual tanto com os dentes de leite quanto com os dentes permanentes, pois mesmo que a criança esteja com os dentes de leite, que são temporários, seus hábitos de higiene adquiridos na infância provavelmente irão acompanhá-la pelo resto da vida. Além disso, se um dente de leite sofre com cárie e é extraído antes do tempo correto, isso pode prejudicar a formação e o crescimento dos dentes permanentes.

Veja algumas dicas para evitar que seu filho seja acometido pela cárie de mamadeira:

  • Utilizar pasta de dente com 1100ppm de flúor desde o aparecimento do primeiro dentinho (verificar o rótulo porque algumas pastas infantis no Brasil contém menos do que 1000ppm de flúor e por isso não protegem contra cárie)
  • 6 meses até 1 ano = quantidade de pasta equivalente a ½ grão de arroz
  • 1 ano até 3 anos = quantidade de pasta equivalente a 1 grão de arroz
  • Acima de 3 anos  = quantidade de pasta de 1 grão de ervilha (quando já sabem cuspir)
  • Não oferecer mamadeira com refrigerante e evitar os sucos ácidos;
  • Não deixar seu filho ir dormir com a mamadeira;
  • Nunca adicionar achocolatados ou espessantes  (ex. Sustagem, Mucilon, etc) ao leite sem a recomendação explícita do pediatra. Todos os mingaus e espessantes no mercado brasileiro contém sacarose, o açúcar que dá cárie.
  • Após qualquer alimentação, fazer a higiene bucal do bebê com um pedaço de gaze ou uma escova de dentes com cerdas macias, se ele já tiver dentes (lembrando que não é recomendado limpar a gengiva do bebê com gaze nos primeiros meses de vida, pois o leite materno possui imunoglobulinas que protegem contra candidíase/sapinho e outras infecções e a higiene frequente as remove)
  • Evitar que a criança fique com a mamadeira por muito tempo, usando como chupeta
  • Sempre caprichar na escovação noturna, após a última mamada.
Compartilhar

(31) 3657-0600  /  3586-0900