pacientes oncológicos: eles também precisam de acompanhamento odontológico

Em razão dos tratamentos a que são submetidos, como a radioterapia e a quimioterapia, os pacientes oncológicos necessitam de um acompanhamento odontológico antes e durante todo o período de tratamento.

Esse acompanhamento é necessário, pois a aplicação dos tratamentos oncológicos pode causar diversas complicações bucais, que podem ser evitadas ou minimizadas se o paciente passar por uma preparação odontológica prévia, onde o cirurgião-dentista vai trabalhar eliminando todos os possíveis focos de infecção bucal que podem prejudicar muito a saúde, como um todo, do paciente em tratamento oncológico. Os focos podem ser: cáries, doenças gengivais, lesões periapicais, etc.

Dentre as possíveis complicações bucais decorrentes da radioterapia e quimioterapiaestá a diminuição da saliva, que pode facilitar o desenvolvimento de: halitose, cáries, mucosite, necrose óssea, alterações no paladar, inflamações na gengiva, candidíase, herpes e sangramentos gengivais.

O cirurgião-dentista deve estar a par de todos os tratamentos oncológicos as quais o paciente é submetido, para que possa se antecipar aos possíveis danos que podem causar à saúde bucal e tomar as providências necessárias para evitá-los.

Além disso, é muito importante que ele examine a situação bucal do paciente com frequência, trabalhando para minimizar os sintomas que causam desconforto e aumentando a qualidade de vida do paciente durante esse período, garantindo que após o tratamento, seu sorriso não tenha sido prejudicado.