dente do siso

Os dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares, nas arcadas superior e inferior. Geralmente, eles nascem em idade próxima à adulta, por volta dos 18 anos. A palavra “siso” significa prudência, bom senso ou mesmo juízo. Por isso, é popularmente conhecido como “dente do juízo”. Cada dente tem seu tempo de formação e erupção. Os dentes do siso só começam a se formar por volta dos cinco anos de idade, por isso nascem mais tarde.

extração é indicada quando falta espaço para o dente se acomodar na arcada. Nesse caso, eles surgem parcialmente, causando infecções ou ficando retidos dentro do osso. Em situações em que os sisos estão inclusos, é feita a remoção do osso. Para casos mais complexos, o dentista corta o dente para retirá-lo sem prejudicar o nervo mandibular.

A cirurgia é simples: Após a anestesia, é feita uma abertura de acesso na gengiva, remoção de dente e sutura (costura). Para pacientes entre 17 e 20 anos, é comum fazer uma radiografia panorâmica para avaliação desses dentes, antes da extração.

Os dentes do siso podem causar dor quando:

• Aparecem parcialmente e infeccionam devido à dificuldade de higienização.
  • Nascem tortos e empurram os outros dentes.
  • Ficam retidos no osso, empurrando os outros dentes ou pressionando o nervo mandibular.

Durante o pós-operatório, que dura três dias, o paciente deve seguir as seguintes orientações:

• Aplicar gelo no local, no dia da cirurgia.
  • Não se expor ao sol.
  • Não carregar peso.
  • Não praticar atividade física.
  • Não fazer sucção da ferida.