Dentistas 24 horas

saiba o que é o teste da linguinha

O teste da linguinha é um exame obrigatório. É uma nova lei  instituída em maternidades particulares e públicas para garantir uma amamentação bem sucedida, além de identificar futuros problemas na dentição e no desenvolvimento da fala.

O teste é indolor, realizado por um profissional capacitado que examina o movimento da língua e a posição do freio (que é a membrana localizada sob a língua). Quando necessário, é realizado um pequeno corte nesta membrana.

Se ficar dúvida, o teste deve ser repetido em até 30 dias. Assim, se for necessário, o médico ou odontopediatra já encaminha o recém-nascido para operar a membrana.

A operação é muito simples e indolor, realizada com anestesia local e em poucos minutos. Durante o procedimento, o “freio” da língua sofre uma pequena incisão, resultando na possibilidade de maior movimentação da língua. Isso evita possíveis complicações na vida da criança, como perda de peso por exemplo, decorrente do interrompimento precoce da amamentação.

Além disso, a língua presa também interfere na qualidade de vida da pessoa, que algumas vezes acaba se excluindo socialmente por timidez.

Compartilhar

(31) 3657-0600  /  3586-0900