Dentistas 24 horas

o que são erosões dentárias?

A erosão dentária acontece quando o esmalte do dente é desgastado por algum tipo de ácido não bacteriano, causando a exposição da dentina, camada que se encontra abaixo do esmalte dental e gerando a sensibilidade dos dentes.

O problema pode ser causado por dois tipos de ácido, sendo eles os ácidos exógenos, que estão presentes em frutas cítricas, bebidas ácidas e bebidas alcoólicas ou os ácido endógenos, que vêm do próprio organismo dos pacientes que possuem doenças como refluxo, bulimia, anorexia, entre outros.

Esses ácidos destroem a estrutura mineral dos dentes e essa perda é irreversível, por isso é fundamental que o problema seja diagnosticado precocemente, evitando danos maiores à saúde bucal do paciente. Dentre as consequências, estão a sensibilidade, aparência transparente em algumas pontas dos dentes e a perda de função dos mesmos.

O consumo excessivo de refrigerantes, o uso contínuo de alguns medicamentos e o uso de drogas também são fatores de risco para a erosão dentária. Se você desconfia que possui erosão dentária, evite ingerir bebidas ácidas como sucos de limão, abacaxi, laranja, refrigerantes, bebidas alcoólicas e procure um dentista.

Compartilhar

(31) 3657-0600  /  3586-0900