Dentistas 24 horas

cárie no dente de leite – os pais devem se preocupar?

Uma situação comum, mas que não deveria ser, é as crianças pequenas apresentarem lesões de cáries nos dentes de leite. Pelo fato de o dente de leite cair, muitos pais e até mesmo as crianças não levam os cuidados com ele muito a sério.

Mas é importante alertar que esse tipo de pensamento está errado. Mesmo o dente de leite não ficando definitivamente na boca, os problemas que acontecem com ele podem deixar consequências para a saúde bucal da criança.

As principais consequências da doença cárie nos dentes de leite são: contaminação dos demais dentes na boca; dor; dificuldade de mastigação; perda prematura dos dentes (que podem prejudicar o desenvolvimento da maxila e mandíbula e prejudicar o posicionamento dos dentes permanentes); má formação ou manchas nos dentes permanentes.

Além disso, a parte estética e de auto estima da criança podem ser prejudicadas. Se ela tem cáries visíveis no dente de leite ou se tem que arrancá-lo antes do tempo, pode acabar desenvolvendo um comportamento introvertido, por ter vergonha de se socializar, decorrente da ausência ou aparência do dente.

Dicas para evitar a cárie nas crianças

– Não deixe seu filho dormir com a mamadeira (exceto com água);
– Escove os dentes com escova macia;
– Use pasta de dente com flúor na quantidade de um grão de arroz (quando a criança tiver menos de 3 anos, usar pasta com flúor duas vezes ao dia);
– Conscientize-o sobre a importância da escovação após a alimentação;
– Evite que a criança consuma açúcar em excesso e, sempre que consumir, procure fazer a higiene logo em seguida;
– Leve a criança ao dentista de 6 em 6 meses, para verificar se há alguma alteração.

Compartilhar

(31) 3657-0600  /  3586-0900