dor de dente durante a gravidez: por que isso acontece?

POR QUE A DOR DE DENTE DURANTE A GRAVIDEZ?

A dor de dente durante a gravidez pode acontecer por conta das novidades presentes na rotina da futura mamãe. Com isso, os cuidados relacionados à higiene bucal são deixados de lado. Porém, em alguns casos, as gestantes evitam consultas odontológicas durante gravidez por receio ou falta de informação sobre a importância desses cuidados nesta fase. Elas apenas procuram um cirurgião dentista quando há dor ou quando um problema mais sério  já se instalou na cavidade bucal.

QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS PARA ESSES CASOS?

Quando surge uma dor de dente, é preciso avaliar as causas para indicar o tratamento adequado. Mas para dar alguns exemplos, em alguns casos pode ser necessário tratamento odontológico curativo, envolvendo apenas restaurações ou até mesmo tratamento de canal e cirurgia. Tudo vai depender do quadro em que se encontra a paciente. É preciso deixar de lado tabu ou medos durante a gravidez e focar no bem-estar tanto da mãe quanto do bebê. Esses procedimentos podem ser realizados durante a gravidez desde que se respeite as considerações referentes a cada fase da gestação.

QUAIS MUDANÇAS QUE A GRAVIDEZ PODE PROVOCAR NA SAÚDE BUCAL?

Durante a gravidez, há o aumento no nível da progesterona e do estrogênio que acabam provocando uma série de mudanças na saúde bucal da gestante. Podemos citar a ação vasodilatadora que está diretamente relacionada com ocorrências de sangramentos na gengiva que podem levar ao desenvolvimento da gengivite.

Além disso, enjoos frequentes podem acabar dificultando a higiene bucal levando a quadros de vômitos constantes que causam alterações no PH da saliva.  Essa alteração diminui a capacidade de proteção que a saliva exerce sobre os nossos dentes, e se estiverem aliadas a uma alimentação não equilibrada e com um maior acúmulo da placa bacteriana, podem aumentar a incidência de cárie dentária e doença periodontal.

Essas patologias não se desenvolvem somente devido às alterações hormonais e é importante que a gestante mantenha uma higiene bucal adequada. O principal fator de risco é o acúmulo de placa bacteriana. Assim, se houver controle e orientação na higiene bucal, a tendência é que a gestante tenha uma condição saudável durante esse período.

COMO SE PREVENIR DE UMA DOR DE DENTE DURANTE A GRAVIDEZ?

A consulta odontológica realizada no período pré-natal é de grande importância para a manutenção da saúde geral e bucal da gestante. Nessas consultas o profissional pode orientar, prevenir e tratar doenças que possam comprometer a saúde da mãe e do bebê. Além disso, é importante que a gestante mantenha a manutenção da sua higiene bucal e que o dentista a instrua em relação aos cuidados referentes à saúde do bebê após seu nascimento.

fonte: sorrisologia