Dentistas 24 horas

4 cuidados bucais passados de mÃe para filho

O primeiro gesto de carinho entre mãe e filho é o sorriso. É através dele que as mães conseguem praticar os primeiros cuidados bucais com o seu pequeno, como a higiene bucal. A partir daí, é possível prevenir a criança de doenças, como a cárie e a gengivite. Esse e outros costumes importantes podem ser ensinados ao longo da maternidade. Confira alguns hábitos bucais que costumam ser passados de mãe para filho.

1) A QUANTIDADE DE CREME DENTAL

Sua mãe sempre disse que a quantidade de creme dental precisa ser equivalente à um grão de ervilha - o que é correto. Mas, durante a infância, ela precisa ser menor para proteger o seu filho da fluorose dentária. Então, para evitar manchinhas brancas nos dentes, coloque apenas um pouco creme, na proporção de um grão de arroz, e use um produto indicado para crianças. Eles possuem um gosto mais agradável e a medida certa de flúor para a escovação do seu pequeno. 

2) O USO DO FIO DENTAL DESDE PEQUENO

Apresentar esse produto para o seu filho é de extrema importância. Mesmo que ele tenha poucos dentinhos, já é possível incluir o fio dental na higiene. Basta pegar um pedaço não muito grande e mostrar como se passa. Para facilitar, demonstre essa prática em frente ao espelho e, de preferência, faça em você primeiro e depois na criança. Com o tempo, ela vai aprender como usar. O importante é que quanto mais cedo a criança tiver contato com o fio, mais tranquilo será para fazer o ritual.  

3) ESCOVANDO OS DENTES JUNTOS 

Tire um tempo para fazer toda a higiene bucal com o seu filho. Praticar esse hábito ao lado dele faz toda diferença, pois garante que o processo esteja sendo feito corretamente e a criança se torna mais confiante para desenvolver o ritual sozinha após um tempo. Sem falar que é um momento único entre mãe e filho que ele levará com carinho para a vida toda.

4) TER UMA BOA ALIMENTAÇÃO

Toda mãe sabe que a higiene bucal é importante para prevenir doenças, como a cárie, a gengivite e a periodontite. Mas junto com esse hábito é preciso incluir outro ensinamento essencial, uma alimentação saudável. As crianças adoram comer doces, beber refrigerante e sucos de caixinha, só que eles não precisam ser incluídos em todas as refeições. Defina um horário para as sobremesas  e acrescentar no cardápio frutas, verduras e legumes que fazem bem para o organismo e boca. Com pequenas atitudes, seu filho vai sempre te agradecer com um belo sorriso.

Fonte: sorrisologia

Compartilhar

(31) 3657-0600  /  3586-0900