Dentistas 24 horas

É possível ter cárie sem sentir dor no dente?

Apesar de ser um dos sintomas mais conhecidos desse quadro, sim, é possível ter cárie sem sentir dor no dente. A doença cárie se refere ao acometimento da estrutura dentária sã por uma infecção bacteriana que destrói os tecidos duros que compõem o dente. No entanto, somente quando ela já está mais avançada é que os sintomas costumam aparecer.

ENTENDA COMO A CÁRIE SE DESENVOLVE

A cárie é uma doença multifatorial, ou seja, que depende de diferentes fatores para progredir. Uma dieta rica em carboidratos leva à formação de biofilme bacteriano na superfície dos dentes. Essas películas de bactéria servem de consumo para os microorganismos, principalmente os cariogênicos, que corroem o esmalte dentário e em seguida a dentina. Uma dieta desse tipo, a suscetibilidade individual e a presença das bactérias cariogênicas são os elementos da denominada tríade de Keyes, que provoca a lesão da cárie.

COMO IDENTIFICAR A CÁRIE NO ESTÁGIO INICIAL?

Mas então, como posso identificar que estou com cárie? Você pode estar se perguntando. É nesse momento que se justifica aquela tão comum recomendação de visitar seu dentista com frequência, independente de haver ou não algum sintoma.  Com visitas periódicas ao cirurgião-dentista se realiza o exame físico das estruturas dentárias aliado ao exame radiográfico, que também é excelente para diagnosticar cáries incipientes, aquelas em estágio inicial.

Inclusive, ele ressalta que o tratamento para essas cáries incipientes, mudou muito com o tempo. Os especialistas não costumam mais realizar obturação destas cáries, ou seja, remoção e preenchimento com material odontológico, como resina, por exemplo. Existem estratégias atualmente para realizar o acompanhamento destes casos e a paralisação do processo da doença cárie.

Fonte: sorrisologia

Compartilhar

(31) 3657-0600  /  3586-0900