dor de dente após o tratamento de canal significa que o procedimento não deu certo?

Geralmente, o tratamento de canal por ser feito em etapas. Lidar diretamente com a raiz do dente requer muitos cuidados tanto da parte do profissional, na hora de realizar o procedimento, quanto da parte do paciente, com cuidados do pós-operatório. Pode acontecer do paciente continuar sentindo dores após o procedimento. Mas será que essa dor significa, necessariamente, que o canal não deu certo?

COMO SÃO OS PROCEDIMENTOS E CUIDADOS APÓS REALIZAR UM TRATAMENTO DE CANAL?

Com o canal tratado, o paciente precisa tomar certos cuidados como em qualquer outra cirurgia. Nesse procedimento, o dente perde parte de sua estrutura e, consequentemente, fica mais suscetível a fraturas e trincas. Além disso, a cirurgia de cala lida diretamente com o nervo que está inflamado no dente, sendo portanto, um procedimento mais dolorido. Por conta disso, é importante que o paciente que tenha passado por essa cirurgia evite a mastigação consistente no local para conseguir dar sequência na etapa de reabilitação.

DOR DE DENTE APÓS O TRATAMENTO DE CANAL SIGNIFICA QUE O PROCEDIMENTO NÃO DEU CERTO?

Não necessariamente, o fato do paciente sentir dor após o procedimento é tratado pelos profissionais como algo bastante comum. Essas dores ocorrem como consequência do próprio procedimento que é delicado e, normalmente, cessam após 2 ou 3 dias. A dentista alerta que caso esse sintoma de dor persista, é importante que esse paciente consulte o profissional que realizou o procedimento operatório para avaliar seu quadro.

O QUE DEVE SER FEITO NESSAS SITUAÇÕES?

Normalmente, quando as dores são intensas, é recomendado o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios prescritos pelo profissional da área. O paciente deve ter atenção aos seus sintomas, pois se a dor persistir e se houver quadro de febre, edema, inchaço, deve-se entrar em contato com seu dentista para avaliação clínica e nova conduta.

Independente do quadro, em casos de dor, a primeira providência que o paciente deve tomar é procurar um profissional especializado na área. Mesmo que ele tenha um quadro mais grave, o procedimento para solucionar a dor é o mesmo, ela deve ser controlada com analgésicos e anti-inflamatórios por 2 ou 3 dias.

O QUE PODE ACONTECER PARA O TRATAMENTO DE CANAL NÃO DAR CERTO?

Mesmo que o tratamento de canal tenha um alto índice de sucesso, ele não pode ser considerado infalível. Existem algumas bactérias resistentes que podem sobreviver ao tratamento e causar certos problemas para o paciente em questão. Por serem muito resistentes, essas bactérias podem causar intercorrências no tratamento e variações anatômicas do formato da raiz que impedem uma limpeza completa do dente. Por isso, é importante que o procedimento seja realizado por um profissional especializado e que o paciente siga as recomendações do seu dentista.