Dentistas 24 horas

aftas podem surgir na gengiva?

As aftas são tipos de lesões bucais super comuns que podem se desenvolver ao redor da boca ou dentro dela. Em algumas situações elas chegam a incomodar tanto, que nos atrapalham no momento em que realizamos atividades simples como mastigar ou falar e, no final, qualquer movimento brusco causa muita dor na região. Uma dúvida muito comum entre os pacientes é se essas lesões podem surgir na região da gengiva. 

AFTAS TAMBÉM SÃO COMUNS NA GENGIVA

As aftas são caracterizadas por serem pequenas lesões bucais rasas e de bordas elevadas. Em geral elas causam bastante dor e desconforto e, geralmente, essas pequenas úlceras aparecem na mucosa da boca e embaixo da língua. A cor característica dessas lesões normalmente é branca, ou levemente amareladas e têm bordas avermelhadas, medindo aproximadamente 1 cm de diâmetro.

O aparecimento de aftas é mais comum nas gengivas do que parece. A ocorrência dessas lesões está relacionada a pequenos traumas que ocorrem durante a escovação.Tudo acontece porque muitas vezes o paciente, durante a escovação, faz movimentos bruscos com a escova, tem uma alimentação baseada em alimentos muito ácidos ou acaba se machucando durante a mastigação com alimentos mais duros e mais difíceis de morder.

O QUE PODE CONTRIBUIR PARA O APARECIMENTO DE AFTAS?

Geralmente, a aparição desses traumas está diretamente associada à baixa imunidade, estresse e alimentos com Ph ácido. Além disso, a aparição das aftas também pode está relacionado ao uso de medicamentos mais fortes ou com alguns tipos de doenças que são autoimunes como Lúpus, Vitiligo e Esclerose Múltipla. O tratamento para aftas mais indicado pelos profissionais é focado no controle da dor. O uso de medicamentos locais que anestesiam os sintomas do problema são os mais utilizados e geralmente são prescritos pelo próprio dentista. Converse sempre com um profissional antes e não se automedique!

AFTA NA GENGIVA É UM PROBLEMA? O QUE ESSE QUADRO PODE INDICAR?

Na maioria dos casos, as aftas são lesões benignas que costumam cicatrizar em até sete dias. Porém, quando essas lesões aparecem com certa frequência na cavidade bucal do indivíduo, elas podem estar associadas a outros problemas.Quando esse problema vira recorrente, as aftas podem ter relação com algumas doenças sistêmicas, e assim é necessário um diagnóstico em conjunto do médico com o dentista.

Fonte: sorrisologia

Compartilhar

(31) 3657-0600  /  3586-0900