entenda a formação da cárie em quem usa aparelhos ortodônticos

Muita gente pensa que o uso de aparelho dentário causa as cáries, mas engana-se quem pensa assim. Aparelho ortodôntico tem maior retenção de placa bacteriana alojada nas peças do aparelho. Por não saberem realizar uma boa higienização bucal, incluindo a limpeza do acessório, muitas pessoas abrem as portas para as cáries fazerem a festa através dos resíduos alimentares que não foram removidos. Para não correr este risco, saiba como não deixar essa e outras doenças bucais prejudicarem seu sorriso e seu tratamento.

ALIMENTOS "PEGAJOSOS" COMPROMETEM O TRATAMENTO ORTODÔNTICO

Sabemos que uma alimentação saudável é essencial para o bem-estar do organismo. Porém, mais do que isso, ela também é importante para ter um sorriso muito mais saudável. Uma dieta rica em açúcares e alimentos “pegajosos” favorece o desenvolvimento da doença cárie e gengivite, caso não sejam removidos da superfície dentária/aparelho de forma satisfatória. Comer legumes e verduras bem picadinhos, como cenoura e brócolis, são ótimos alimentos para proporcionar um sorriso mais branco e saudável.

FAÇA UMA HIGIENE ESPECIAL

Muitos tentam driblar esse momento, mas a limpeza é a parte mais importante do tratamento ortodôntico depois das visitas ao dentista. Sem uma higiene bucal correta feita com muito carinho e paciência, as indesejáveis cáries aparecerão. O jeito é manter a regularidade e seguir todas as recomendações do profissional. A regularidade nas escovações e o uso diário do fio dental são mecanismos básicos para se manter a saúde oral. Orientamos aos pacientes a escovação dos dentes após as refeições e antes de dormir, sendo, a escovação noturna de fundamental importância.

SUPER FLOSS É IDEAL PARA LIMPEZA DOS DENTES E APARELHO

Além das escovas ortodôntica e interdental, para facilitar a higiene oral dos pacientes que usam aparelho e deixá-los bem longe das cáries, a melhor opção é usar o fio dental. É um fio dental que apresenta extremidade rígida que facilita a inserção sob o arco ortodôntico. Ele foi desenvolvido especialmente para pessoas em tratamento, já que a limpeza nesse caso é um pouco detalhada. Esse fio também possui a tarefa de remover toda placa bacteriana de um jeito muito mais fácil. Deste jeito fica mais tranquilo ter um sorriso bonito e sem dar espaço para os problemas bucais.

Fonte: sorrisologia