Dentistas 24 horas

dente quebrado: o que fazer no caso de acidentes domésticos

 

O DENTE QUEBROU? É PRECISO AGIR RÁPIDO

As primeiras três horas após o acidente são cruciais para determinar se há como salvar o dente. Por isso, é muito importante que você pegue o dente quebrado, lave com soro fisiológico e deixe num recipiente com leite até a chegada no consultório médico. O dentista deve ser procurado para fazer exames e ver se outros tecidos foram comprometidos pelo trauma.

Existe a possibilidade do dente não sofrer fratura, mas o trauma lesionar os tecidos de suporte dental. Essa ocorrência é classificada como concussão, quando o periodonto é lesado, mas o dente não se movimenta; a subluxação é lesão com presença de sangramento ao redor do dente; a luxação é o deslocamento do elemento dental; e a avulsão é quando há perda total do elemento dental.

LIMPEZA BUCAL E COMPRESSA SÃO IMPORTANTES

Até chegar no consultório e ser atendido pelo profissional, talvez seja preciso aliviar alguns sintomas. Faça uma compressa com gelo na área do rosto onde o dente quebrou, isso alivia a dor e possíveis inchaços. Se há sangramento, use gazes no local afetado por alguns minutos. Se não parar, lave a boca com água fria, pois o frio contrai vasos sanguíneos ajudando a conter o sangramento.

Se o dente quebrou ao comer um alimento duro, por exemplo, o enxágue com água morna ajuda, pois além de limpar o local, reduz a sensibilidade. Mas lembre-se! Antes de fazer a limpeza, cuspa tudo que tiver na boca e separe o que é alimento do que é fragmento do dente.

COMO TRATAR UM DENTE QUEBRADO

Somente o dentista vai indicar o melhor tratamento, pois tudo depende da forma que o dente foi quebrado, seja todo ou parte dele. Quando o trauma não envolve a polpa dental, a primeira opção dever ser pela colagem do fragmento, quando este está presente.

Se o fragmento não estiver presente ou se estiver muito fragmentado, impossibilitando sua colagem, o indicado é utilizar um material chamado resina composta para fazer a restauração. "Porém, em caso de maior comprometimento da polpa dental, é indicado o tratamento de canal e até possível restauração com coroa de resina ou cerâmica dental.

AS CONSEQUÊNCIAS DE UM DENTE QUEBRADO

Um dente quebrado pode gerar dor e desconforto na hora de mastigar, desenvolver infecções e, até mesmo, danos na mandíbula. Para não deixar os problemas avançarem é preciso conversar com um dentista e seguir as recomendações passadas. As consequências do traumatismo dental podem ser alteração de cor, mobilidade e reabsorção óssea e dentárias. Por isso, não deixe seu sorriso pela metade e busque ajuda o quanto antes!

fonte:sorrisologia

Compartilhar

(31) 3657-0600  /  3586-0900