Dentistas 24 horas

omum no carnaval, a mononucleose É uma doenÇa que pode ser transmitida pelo beijo

 

Mesmo no carnaval é tempo de se preocupar com a saúde para evitar o contágio de algumas doenças, como a mononucleose. "É uma doença infecciosa viral que pode ser transmitida pelo Epstein-Barr (EBV), toxoplasmose, e pelo quadro clínico pode ser confundida com amigdalite", afirma a patologista bucal Dulce Helena Cabelho.

A DOENÇA DO BEIJO

Todo mundo tem um amigo mais beijoqueiro no grupo, não é? Mostre que você se preocupa com ele e dê o aviso: a mononucleose é conhecida como a doença do beijo, sua principal forma de transmissão. Mas também pode surgir de outro jeito. "O EBV é um membro da família do vírus do herpes  e pode ser transmitido pela saliva. No entanto, os espirros e a tosse também podem transmitir o vírus". Melhor ter cuidado para não embarcar nessa furada!

OS SINTOMAS PODEM DEMORAR DIAS PARA APARECER

O que começa com um beijo no meio da multidão, pode virar uma doença bem silenciosa. Dulce explica que, muitas vezes, o vírus fica incubado no corpo e se desenvolve meses após o contágio. "O tempo de sinais clínicos é variável de 07 a 14 dias com sintomas como dor de garganta, gânglios palpáveis regionais- ínguas no pescoço e em alguns casos, febre". Depois estes sintomas acabam desaparecendo, mas a pessoa pode eventualmente transmitir a doença se houver a reativação do vírus, e isso não é controlado.

FAÇA DO BEIJO ALGO SAUDÁVEL

Apesar de surgir muito durante o carnaval, a mononucleose é uma doença fora de época que pode aparecer o ano inteiro. É preciso evitar os excessos de contato direto ou íntimo com muitas pessoas e cuidar do corpo, principalmente durante os dias de folia. "Não exagerar na troca de parceiros. Tentar manter a imunidade em equilíbrio com a manutenção das horas de sono, reidratação após ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, alimentação adequada e, principalmente, manutenção de higiene bucal durante todos oss dias de festa. 

A ESCOVA QUE AJUDA A CAPRICHAR NA HIGIENE

Para garantir que a saúde da sua boca esteja sempre em dia e longe daquelas bacterias ruins, é preciso recorrer a uma ajudinha. Invista na escova de dentes Antibacteriana. A ferramenta possui cerdas CrissCross que combatem a proliferação de bactérias nas cerdas, evitando o contágio com o seu universo bucal. Elas também alcançam aqueles espacinhos entre os dentes proporcionando uma limpeza ainda mais eficaz. Desta forma, fica mais fácil curtir o carnaval sem preocupações e com um sorriso no rosto.

fonte: sorrisologia

Compartilhar

(31) 3657-0600  /  3586-0900