higiene noturna: entenda como os cuidados bucais nesse momento sÃo importantes para prevenÇÃo de cÁries

Durante a infância quem nuncca ouviu da mãe ou do pai antes de dormir, "não esqueça de escovar os dentes"? Agora que você cresceu sabe a diferença que esse hábito faz na sua rotina. A escovação noturna é, sem dúvida, a que deve ser feita com maior atenção e capricho. Na hora de sono a produção de saliva cai e isso impede que a proteção proporcionada pelo líquido seja feita.

CONCENTRAÇÃO É IMPORTANTE

Como escovar os dentes é um ritual diário, ele virou um momento tão automático que você acaba não dando muita atenção. Dentistas costumam dizer aos seus pacientes que, ao fazer a escovação, sobretudo antes de dormir, deve-se olhar no espelho e prestar bastante atenção à tarefa que está sendo realizada. Dessa forma, pode-se verificar direitinho se estão atingindo todas as áreas dos dentes e realizando a tarefa com efetividade, deixando o meio bucal preparado para horas de sono.

POR QUE É UMA TAREFA TÃO IMPORTANTE?

Quando você dorme, a produção de saliva diminui devido à falta de estimulos, por isso a última higiene se torna a mais importante. A saliva é um lubrificante do meio oral, responsável por “molhar” os dentes com substâncias benéficas (antimicrobianas) e restabelecer o pH do meio bucal. Com essa baixa salivação, seu universo bucal se transforma em um ambiente quente e úmido, propício à proliferação de bactérias e, consequentemente, à desmineralização da estrutura dentária. Esse quadro se agrava caso a escovação noturna não seja eficiente. Se isso acontecer, a cárie se torna uma visitante.

PRATIQUE. VOCÊ SÓ TEM A GANHAR!

O ritual de higiene precisa ser feito sempre com o “quarteto fantástico” da limpeza. Principalmente para os paciente que tem uma dieta cariogênica (alta ingestão de açúcares), altos índices de cárie ou portadores de doenças periodontais. Este quarteto é composto pela ecovação com creme, fio dental, limpador de língua e enxaguante bucal.

Ao fazer desse ritual um hábito você só terá benefícios. Diminui o risco de doenças cardíacas que possam ser desencadeadas por bactérias na gengiva e minimiza drasticamente o risco de cárie, além de promover um hálito mais saudável ao acordar.

Fonte:sorrisologia