dor de dente É cÁrie ou sensibilidade?

Sentir dor de dente não é bom pra ninguém. Além de atrapalhar completamente seu dia, ela pode ser a causa de duas doenças bucais bem graves: sensibilidade dentária ou cárie. Amba causam uma dor bem chatinha, mas por conta de diferentes motivos. Seu dentista é a melhor pessoa para identificar a causa e tratamento certo. .

DOR DE CÁRIE X SENSIBILIDADE

Quando é por uma lesão cariosa, a dor pode ser causada por agentes externos como frio ou doce, bem parecido com a sensibilidade. Isso acontece pelo desgaste do esmalte, deixando a dentina exposta. Mas quando a danificação está muito profunda, os incômodos são mais frequentes. A lesão de cárie também pode ocasionar dor espontânea se a cavidade estiver mais profunda, devido a inflamação da polpa (parte inervada do dente), mais conhecida como pulpite.

Já a sensibilidade dentária se dá, geralmente, quando há alguma retração da gengiva, deixando um pouco da raiz exposta. Essa dor ocorrerá mediante um estímulo externo, como frio ou quente, por exemplo. Também pode ser sentido diante da abrasão da escova na região, próximoà gengiva. Viu como é importante praticar uma escovação bem suave com a ajuda de uma ferramenta macia?

A DIFERENÇA SÓ O DENTISTA PODE IDENTIFICAR

O diagnóstico precisa ser feito por um cirurgião-dentista ou Técnico de Saúde Bucal, através do exame visual. A lesão de cárie é caracterizada por mancha branca ou escura acompanhado, geralmente, por uma cavidade. Para identificar um dente sensível já é diferente. A sensibilidade se dará, geralmente, na região próximo à gengiva, onde haverá a retração gengival ou um desgaste na superfície do dente,próximo à raiz.

A LESÃO CARIOSA INICIALMENTE É ASSINTOMÁTICA

Antes da dor, a cárie começa a dar seus primeiros sinais de forma visual, com uma mancha branca causada pela desmineralização do esmalte dentário. Por ainda não ter uma cavidade, não acontece a exposição da dentina, a parte mais sensível, causadora dos incômodos. Os sintomas só começam a aparecer quando surge a cavidade na superfície do dente, deixando a dentina exposta aos agentes externos (frio, calor, doce) ou quando a cavidade está tão profunda que começa a agredir a polpa, causando inflamação, consequentemente, dor.

COMO EVITAR A CÁRIE E A SENSIBILIDADE?

Com medidas simples, podemos prevenir o universo bucal destes dois problemas temíveis. Para não correr o risco de ter sensibilidade, garante que é preciso evitar os agentes causadores. Consumir menos alimentos ácidos, como laranja, limão, vinho, e utilizando escova macia, a fim de agredir menos a gengiva, assim, prevenindo a retração”. Agora, a melhor maneira de evitar a cárie é a redução do consumo de açucar e uma higiene eficaz. O uso de creme dental e enxaguantes bucais com flúor estão indicados para evitar o surgimento da cárie.