Dentistas 24 horas

o que pode significar a dor de dente em criança?

 

As causas possíveis para uma dor de dente em uma criança podem variar, podendo ser por uma cárie, fratura no dente, esfoliação dentária, comprometimento pulpar, problemas gengivais ou até por episódios de bruxismo. É valido ressaltar que deve ser observado o tipo de dor relatada pela criança: se é pontual ou difusa; se é espontânea ou após algum estímulo, como algo gelado e mastigação; se está restrita a um dente ou região. Identificar essas características é uma forma de descartar algumas opções.

COMO DIAGNOSTICAR?

O primeiro passo para um bom diagnóstico é, sem dúvida, uma boa anamnese. Nesta já conseguimos pistas para avaliar as potenciais causas da dor. 
 Além disso, exames radiográficos devem ser solicitados sempre que possível para confirmar o diagnóstico. Sem contar que vai ajudar no direcionamento do melhor tratamento.

O QUE FAZER QUANDO A CRIANÇA DIZ QUE ESTÁ COM DOR DE DENTE?

Nunca se deve negligenciar o relato de dor!. Assim que a criança se queixar, deve-se buscar atendimento especializado, principalmente nos casos de traumas ou abscessos. Sentir dor nunca pode ser considerado normal, pois é justamente um mecanismo do corpo para indicar que algo está errado e precisa de intervenção, seja com instruções de higiene ou dieta, prescrição de medicamento, tratamento endodôntico, restaurações, dentre outras formas.

FORMAS DE PREVENÇÃO

Alguns métodos de prevenção podem ser adotados. Para algumas situações existem formas de prevenção, geralmente relacionadas à higiene, dieta e consultas regulares ao dentista. Já nos casos de dores ligadas à traumas, a partir de quedas, tombos, acidentes, a prevenção está no uso de equipamentos de proteção individual, como capacetes e protetores bucais. Outra dica importante é a supervisão de um adulto durante as atividades da criançada, pois, muitas das vezes, por um pequeno descuido acidentes acontecem e que podem ser bem traumáticos. Evite essas situações!

Fonte: sorrisologia

Compartilhar

(31) 3657-0600  /  3586-0900