Dentistas 24 horas

o uso da escova elétrica para atletas paralímpicos

Nem todo mundo acerta na hora de fazer a higiene bucal, principalmente quando se trata do tempo e dos movimentos da escovação. Os portadores de necessidades especiais passam pelo mesmo problema. Mas existe um produto que pode mudar toda essa situação: a escova elétrica. O especialista em Odontologia Esportiva e membro do corpo de dentistas dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Cláudio Etzberger, conta que essa ferramenta "é fundamental para pacientes com dificuldades motoras e certs tipos de necessidades. Ela evita lesões cariosas e gengivais que podem levar prejuízo no desempenho esportivo", explica. 

OS BENEFÍCIOS DA FERRAMENTA PARA OS ATLETAS 

A escova elétrica não funciona apenas para realizar todos os movimentos necessários, como também possui outras funções inteligentes que ajudam o atleta ou qualquer pessoa a realizar uma boa limpeza. Controlar o tempo e força da escovação que o paciente põe na escovação são algumas delas. Estes comandos ajudam manter a boca mais saudável e livre de problemas como a erosão dentária e o acúmulo de placa bacteriana. 

TODA ATENÇÃO É NECESSÁRIA 

Dados do IBGE revelam que cerca de 6% da população brasileira tem algum tipo de necessidade especial e muitas delas precisam de uma ajudinha na hora de cuidar do sorriso. Quando se trata de um atleta a atenção precisa ser redobrada para que um problema bucal ão afete sua rotina de treinos e competições. "Assim como todos esportistas, atletas com necessidades especiais devem ter um controle e supervisão de um dentista para melhorar sua performance no esporte", ressalta. 

Segundo Cláudio, os principais esportes de contato como futebol paralímpico, basquete para cadeirantes e o judô precisam ter a segurança dos protetores bucais. O profissional ainda afirma que esses acessórios devem ser feitos por dentistas para ter um resultado melhor e garantir a proteção dos dentes. Cuidando bem do seu sorriso, o atleta paralímpico alcança o primeiro lugar do pódio nos esportes e na saúde bucal. 

Fonte: sorrisologia

Compartilhar

(31) 3657-0600  /  3586-0900