excesso de cuidados bucais pode ser prejudicial para a saÚde?

Todo cuidado com a saúde bucal é muito bom. Escovar os dentes, passar o fio dental são alguns dos melhores métodos preventivos que existem. Mas fazer deste hábito saudável uma mania pode causar uma monte de complicações à sua saúde bucal, sabia? Aquele excesso de limpeza pode se tornar prejudicial a depender de como for realizado. Isso pode provocar o desgaste do esmalte dentário, camada protetora do dente, e ai os problemas começam a aparecer.

UMA MANIA QUE ENVOLVE RISCOS

Tem vezes que tudo o que é feito de forma exagerada faz mal à saúde. O mesmo acontece com as práticas de higiene dos dentes. A escovação bucal excessiva pode tornar-se problemática quando algumas situações são observadas, como dentifrícios muito abrasivos e escovas de cerdas duras. A partir daí, as complicações começam a aparecer. Abrasão dentária, sensibilidade dentinária e retração gengival são exemplos de problemas encontrados.

PRATIQUE ESTE HÁBITO DE FORMA SAUDÁVEL

Max afirma que não existe uma quantidade certa de vezes que o paciente deve realizar as escovações durante o dia. Preconiza-se pelo menos 3 vezes ao dia. O ideal é a realização da escovação após qualquer refeição respeitando-se o intervalo máximo de 30 minutos após a mesma. Tudo isso feito com as melhores ferramentas de higiene, você não vai precisar se preocupar com os problemas dentários.

USE AS FERRAMENTAS CERTAS

Além de controlar o ritmo de limpeza, é importante praticar a higiene com os melhores itens para o seu sorriso. Passe o fio dental com hastes firmes de maneira suave, com movimentos de vai e vem, entre os dentes. A escova deve ser com cabeça pequena e cerdas bem fofinhas que ajudam a varrer o acúmulo de placa bacteriana e manter seu esmalte protegido. Não esqueça de limpar a língua e retirar toda saburra. Finalize o processo com enxaguante. Tudo na medida certa para sua risada ficar ainda mais bonita e saudável.