Dentistas 24 horas

café x dentes brancos

Uma das bebidas mais queridinhas dos brasileiros, também é uma das mais consumidas em todo mundo. Tomar café se tornou um hábito, seja após acordar, depois do almoço ou durante aquela reunião, além de ser um aliado importante na hora de enfrentar um longo dia de trabalho. Mas, ele também pode ser um vilão e causar o escurecimento dos dentes.

A mudança de coloração dental é um acontecimento natural que ocorre devido à própria estrutura do dente. Composto por polpa, dentina e esmalte, o escurecimento se dá devido ao desgaste da parte externa (esmalte), e comumente ocorre em pessoas de mais idade.

Porém, outros fatores externos contribuem para o escurecimento dos dentes. Um dos principais fatores, além do uso do cigarro, é ter uma dieta rica em alimentos pigmentados, como açaí, refrigerantes a base de cola, vinho tinto e o queridinho de hoje: o café.

Se ingerimos cerca de 4 a 5 xícaras ao dia, suas propriedades nos motivam, podem auxiliar na prevenção do câncer de fígado e depressão feminina, e também dão uma carga extra de energia para espantar aquele soninho que aparece na hora errada. Mas, seu consumo em excesso, pode ser um fator significativo para o amarelamento dos dentes, pois ele pode causar a pigmentação do esmalte dentário e impulsionar o surgimento de pequenas manchas amareladas, o que, por sua vez, pode motivar constrangimentos na hora de conversar e sorrir.

Para as manchas superficiais, basta realizar uma profilaxia, porém, para o amarelamento mais intenso, somente o clareamento é capaz de fazer os elementos dentários ficarem mais branquinhos e brilhantes. O procedimento é bastante simples e apresenta ótimos resultados, além de possuir poucas restrições como no caso de gestantes e lactantes, assim como pessoas abaixo de 16 anos.

A longevidade de um clareamento, seguindo todas as instruções passadas pelo cirurgião-dentista é de cerca de cinco anos, e além disso, a utilização de produtos de higiene oral de qualidade são ótimos mantenedores do procedimento clareador realizado.

Ter o sorriso bonito, com os dentes brancos e alinhados, é vontade de praticamente todo mundo. Por isso, é importante tomar cuidados com maus hábitos de saúde e também com a alimentação.

Fonte: Odontologia em Fortalezadrantoniosproesser.com

Compartilhar

(31) 3657-0600  /  3586-0900