Dentistas 24 horas

chupar o dedo pode ser prejudicial À saÙde bucal da crianÇa

Todos sabem que a chupeta tem o poder de acalmar e muitas vezes silenciar os bebês de maneira rápida e simples e nos dias atuais, o uso de chupetas em crianças tem se intensificado fortemente. Mas apesar da chupeta ser vista como a solução de muitos problemas, é necessário que os pais saibam sobre os pontos negativos relacionados a isso, inclusive problemas que vão desde consequências no desenvolvimento físico e até psicológico da criança. 

Antes de oferecer esta opção para os bebês, vale ressaltar que o uso prolongado da chupeta e do dedo prejudica o correto crescimento e desenvolvimento das estruturas orais e faciais, atrapalhando na mastigação, fala, deglutição e respiração da criança. As alterações vão variar de acordo com a intensidade da sucção, frequência, posição do dedo ou chupeta na boca, padrão de crescimento facial (determinados por fatores genéticos) e do tempo em que o hábito permanece. 

Os danos do dedo podem ser potencialmente maiores, pois a pressão exercida nos dentes e arcadas é maior. Portanto é aconselhável que caso os pais percebam que o bebê está com tendências à sucção de dedos, tentem trocar pelo uso de chupetas. 

Os ossos da face crescem de maneira errada e desigual, as arcadas ósseas ficam estreitas, com o céu da boca profundo, causando também desvios de septos nasais, pois diminui o espaço da cavidade nasal. Com tudo isso, ocorre uma predisposição maior para o aparecimento de alergias respiratórias, como rinites, sinusites, adenoides hipertrofiadas, entre outros, prejudicando profundamente a saúde e a qualidade de vida das crianças. 

Com o uso de chupetas, a mastigação que deveria ser bilateral e alternada, passa a ser vertical ou de um lado só, afetando as articulações temporomandibulares e os ossos da maxila e mandíbula. Se durante uma importante fase de crescimento da criança essas estruturas são estimuladas incorretamente, elas vão sofrer alterações no desenvolvimento e consequências futuras como problemas articulares (estalos, dor, travamentos etc), falta de desenvolvimentos dos maxilares e até deformações na face. 

Outra consequência envolvida no uso de bicos artificias são alterações nos encaixes dos dentes superiores e inferiores conhecidas como mal oclusões dentárias como mordida aberta, mordida cruzada unilateral ou bilateral, retrognatia mandibular (quando a mandíbula não consegue desenvolver no sentido anterior e fica posteriorizada), apinhamentos dentários (falta de espaço para os dentes) o que caracteriza os "dentes tortos" ou até mesmo haver a necessidade de extrair alguns dentes permanentes.

Outro caso possível de ocorrer é o dente permanente ficar impactado, ou seja, preso em outro dente e ficar dentro no osso, não conseguindo erupcionar normalmente, precisando ser removido cirurgicamente. 

Durante a sucção do bico artificial da chupeta, o bebê utiliza incorretamente a musculatura da língua, bochecha e dos lábios, levando à diminuição da tonicidade muscular Isso atrapalha nos movimentos e força necessários, prejudicando o aleitamento natural. O bebê acaba por repetir o exercício que faz com a chupeta, deixando a língua numa posição incorreta, o que impede um selamento ideal, pois ele não consegue sugar o leite e não estimula a produção, causando até machucados na mãe. 
 

 importante que os pais tenham cuidado com o modo de remoção do hábito e que seja feito com paciência e carinho, caso contrário pode levar a outros problemas psicológicos ou à substituição por outros hábitos nocivos, como roer unhas, sucção de bochechas ou lábios ou morder objetos. 

O incentivo deve ser de maneira gradativa, com atividades lúdicas, conversas e com a colaboração da criança. Algumas dicas para facilitar a remoção da chupeta são limitar o uso (usar somente na hora de dormir e tirá-la assim que a criança adormecer), evitar o uso de prendedores - para que a chupeta não fique ao alcance da criança a qualquer momento - e não deixar a objeto presente em todos os lugares. 

Compartilhar

(31) 3657-0600  /  3586-0900