traumas que fazem perder os dentes

Traumas são lesões, feridas de diferentes tipos, produzidas por uma reação violenta exterior ao organismo traumatizado. Ocorrendo na região da face, esses traumas podem danificar os tecidos da boca, causando problemas sérios e até a perda de dentes.

O que fazer se perder os dentes?

Felizmente a perda de dentes hoje pode ser resolvida com uma prótese dentária, fixa sobre um implante.

Um trauma pode causar a perda do dente imediatamente com a queda total seguida de sangramento. A perda de dentes por um trauma pode ocorrer também de forma diferente e lenta, primeiro com o amolecimento da dentição. Sendo assim, a queda dos dentes pode ocorrer meses ou até anos depois. A raiz pode ser fraturada e não manifestar nenhum sintoma e apenas meses mais tarde uma infecção pode se desenvolver.

Um dente pode sofrer uma pancada, ter sua raiz danificada e manter seu aspecto e funcionalidade por muito tempo, então, de repente o organismo reage e a queda do dente ocorre em pouco tempo. O corpo considera a raiz como danificada e o pode acontecer o crescimento do osso por dentro.

Defeitos no osso após um trauma também podem ocorrer, impedindo a irrigação adequada e comprometendo a saúde da dentição. Muitas vezes, o trauma pode não ser sentido diretamente na região da boca, em um acidente de carro, por exemplo, o trauma pode atingir todo o corpo e o problema pode se manifestar apenas muito tempo depois.

Por isso, é importante consultar um dentista após o acontecimento traumático, mesmo com a ausência de sintomas uma avaliação pode detectar um futuro problema. Além disso, é possível planejar uma restauração, providenciando uma prótese dentária com antecedência.

Pessoas que sofrem traumas que fazem perder os dentes, procuram por uma prótese dentária que pode restabelecer a autoconfiança e as funções da dentição original.