Dentistas 24 horas

como surgiu o clareamento dental

 

Um dos procedimentos estéticos mais realizados em consultórios odontológicos é o clareamento dental, uma técnica em constante evolução tecnológica para atender essa grande demanda.

Inicialmente, o clareamento dentário era realizado com uma alta concentração de peróxido de hidrogênio, porém, por deixar os dentes muito sensíveis, essa técnica precisou ser aperfeiçoada para que pudesse se tornar acessível. Haywood e Heymann, percussores do procedimento, passaram a utilizar o peróxido de carbamida em associação com o carbopol em gel, reduzindo consideravelmente o desconforto dental, dando início à popularização do clareamento a partir do ano 1989.

Essa nova substância foi a solução para que o peróxido de hidrogênio entrasse em contato com os dentes sem os tornar extremamente sensíveis, isso porque sua baixa concentração em contato por mais tempo com a dentição também possibilitava o clareamento.

A realização desse procedimento em casa começou a ser possível no mesmo período, após a produção de moldes de clareamento, formato de tratamento estético prescrito até hoje pelos odontologistas. O tempo de utilização dessa moldeira com o gel depende da recomendação do dentista que faz o acompanhamento do processo.

Já o clareamento dental realizado no consultório odontológico surgiu como uma forma de agilizar o procedimento e a técnica é chamada de clareamento assistido. Ele consiste em três aplicações do agente clareador nos dentes, com a permanência de contato de 15 minutos em cada fase, sendo, normalmente, necessária a realização desse processo completo mais de uma vez para que seja possível atingir o resultado esperado. O clareamento assistido pode ser realizado também com laser, que agiliza ainda mais o processo.

Realizar o clareamento no próprio consultório odontológico é também a solução para que pessoas extremamente sensíveis à ação das substâncias utilizadas possam também clarear os dentes sem desconforto.

Para aumentar a longevidade do resultado conquistado no clareamento dental realizado no consultório, o dentista poderá recomendar a manutenção do procedimento em casa, através de moldeiras, de forma similar ao clareamento dental caseiro.

É essencial que o clareamento dental seja realizado com o acompanhamento de um cirurgião dentista  para não comprometer a saúde bucal. Um dente escurecido pode indicar que a saúde bucal está comprometida e o cirurgião pode recomendar um tratamento endodôntico, por exemplo, em vez de simples processo de clareamento.

Compartilhar

(31) 3657-0600  /  3586-0900